Tenho insistido neste assunto por anos porque, apesar da insistência, pouca coisa muda no entorno.
Antes de fazer faculdade de música fiz faculdade de direito.
No primeiro semestre estudei direito constitucional. Se você não entende a constituição não irá entender outras matérias do direito.
Estudei direito civil para depois estudar processo civil. Estudei direito penal para depois estudar processo penal.
O mesmo procedimento é seguido nas outras áreas acadêmicas. É preciso trabalhar a base para que se tenha liberdade de explorar conceitos mais avançados.
Quando entramos numa academia para praticar uma arte marcial a cronologia é bem clara, principalmente se existe graduação de faixas.
As escolinhas trabalham os fundamentos para que o atleta avance com uma base sólida.
Sobre a importância da base, li uma entrevista do
Bernardo Toro, um dos maiores pensadores da América latina onde ele disse:
“É necessária a perícia de um bom professor para evitar que as lacunas se aprofundem logo de saída.”
É na largada do aprendizado que as pessoas vão ficando para trás. Na escola, quem demora a ser alfabetizado vai ficando em desvantagem, quando comparado a todos aqueles que aprenderam a ler aos 6 anos.
Existem metodologias claras e cronológica na música erudita, mas a música popular, talvez por ser tão recente, sempre caminhou entre trancos e barrancos quando se trata de cronogramas.
É normal vermos as pessoas querendo aplicar a escala alterada quando não dominam a escala maior.
Para algumas pessoas estudar a base parece humilhante. Para outras acaba sendo um julgamento equivocado de que não precisam desta base para seguir em frente.
Comigo não foi diferente. Eu já era musico profissional por quase 8 anos quando aceitei fazer um trabalho de base. Não precisei deixar de tocar as coisas mais avançadas que eu tinha conquistado, mas focar na base me empurrou para um novo nível de entendimento das coisas que eu entendia parcialmente, além de ter me proporcionado uma nova visão de todo o contexto musical.
Certifique-se de que a base esteja forte para que o fundamental não trave seu avanço.
Visite a escola virtual mais TOP do Brasil:
www.StarlingAcademyofMusic.com.br

ford.

0