Até pouco tempo atrás Roberto Carlos saia de casa 2 vezes por ano. 1 para fazer um show e outra para fazer o especial da globo e pronto. Dizem até que Roberto Carlos era igual a panetone, pois só aparecia no natal.
Roberto Carlos conseguia viver de apenas 1 show, dos seus direitos autorais, da venda dos seus álbuns e ainda assim manter um padrão de vida luxuoso.
O mundo mudou tanto que hoje Roberto Carlos fica 1 mês em um barco fazendo shows em cruzeiros, tocando ao redor do Brasil e lança single.
Acabou o tempo em que o músico, o compositor, o artista ficava em casa esperando o telefone tocar, se o negocio esta difícil para Roberto Carlos imagina para nós?
Existiu um passado não muito distante onde você era excelente, reconhecido e isso bastava para que as pessoas viessem até você.
Hoje é muito mais democrático, o microfone esta disponível para todos. Todos podem ser ouvidos, mas junto com isso veio também uma nova forma de trabalhar no mercado, uma pequena selva que se formou onde não existe mais um rei leão, em certo ponto, todos somos animais que somam na cadeia produtiva.
A selva continua com alimento, mas continua sendo selva, é preciso entender esta nova forma de se trabalhar com música, é preciso ficar muito ligado, pois a selva tem mudado muito rapidamente e quem chega primeiro acaba se beneficiando pelo pioneirismo.
Ser excelente músico é obrigação do músico, mas não é mais suficiente para ser músico, é necessário pegar no telefone, enviar e-mails, administrar o próprio perfil nas redes sociais, responder, interagir, correr atrás.
O formato que Roberto Carlos encontrou para ter uma vida confortável não funciona mais, pouco se ganha com venda de música e direito autoral, hoje o músico grande e o pequeno fazem parte da mesma selva, do mesmo ecossistema, todos estão por aqui nas mesmas mídias sociais fazendo um trabalho contínuo de conexão e interação com os fãs.
Bem vindo à selva.

Estude agora mesmo na nossa escola virtual com suporte online: www.StarlingAcademyofMusic.com.br
Ou então presencial no Rio de Janeiro www.StarlingAcademy.com.br

 

0