Talvez você não se lembre, mas já foi muito mais difícil ter uma voz neste mundo. Já foi muito mais difícil lançar um álbum, gravar uma música, divulgar um trabalho, lançar um livro e se conectar com outras pessoas.
De uma hora para outra tudo ficou mais fácil, mais democrático e disso vemos alguns efeitos.
1-Livre circulação de boas ideias e bons conteúdos.
2-Livre circulação de péssimas ideias e conteúdos ruins.
O ruim e a média sempre estiveram presentes na sociedade, mas antes estes fenômenos tinham menor visibilidade. Existiam muitas peneiras para que algo fosse amplificado. Uma peneira dura, muitas vezes injusta, mas de qualquer maneira uma forma de só absorver os insistentes.
Hoje não existe um filtro de cima para baixo, alguém para bater um martelo e dizer quem pode entrar e quem não pode. Esta tudo livre, na horizontal, somos todos iguais, todos estão tão perto, os artistas aqui no mundinho digital estão lado a lado, os álbuns nas mesmas prateleiras, os discursos ao alcance do mesmo mouse.
O problema disso tudo é fazer bom uso de tanta liberdade, porque agora não adianta reclamar que a cena está ruim, pois agora você é quem faz a cena. Não adianta reclamar que tem tanto material que você não sabe por onde começar, agora é você quem faz a peneira.
Não adianta reclamar que ninguém vai ao seu show, compra a sua música ou seu livro, pois agora você é o seu próprio empresário.
Não adianta reclamar que ninguém dá a mínima para o que você faz, escreve ou fala, você agora é o cacique.
Você precisa desenvolver sua tribo, precisa ser um generalista e saber um pouco de cada aspecto do mercado, precisa arregaçar as mangas e fazer aquilo que você pensou que não teria importância, fazer aquilo que é chato e não dá visibilidade.
Lembre-se que agora felizmente ou infelizmente o problema é seu.

Estude presencialmente no RJ ou virtual para todo o mundo.
www.StarlingAcademy.com.brproblema

 

0