Temos várias fases peculiares ao longo do aprendizado.
Enquanto no começo qualquer coisa que aprendemos já tira um sorriso do nosso rosto, ao longo da caminhada muitas frustrações começam a entrar em cena e o sorriso dá lugar ao semblante entristecido.
No inicio qualquer solinho serve, depois tem que ter velocidade. A velocidade apela logo no início, é uma ferramenta de impacto, mas ai se entra num caminho pedregoso, pois para adquirir velocidade é necessário disciplina e tempo.
Ninguem vai tocar rápido e com precisão em 1 ou 2 anos de entrega, só de falar para uma pessoa que ela vai ficar 2 anos repetindo padrões e escalas para tocar rápido já é suficiente para 90% do exército desertar.
Para os 10% que ficaram, você começa a perceber que não é somente tocar rápido, mas que outras ferramentas e conceitos precisam emergir junto, então você quer ter um vocabulário sofisticado e maduro e alguem te diz que isso vai exigir pelo menos mais 4, 6, 10 anos de estudo.
Veja que, quanto mais você estuda, mais você percebe que pouco sabe e as pessoas precisam ver isso como uma vantagem e não como um fardo.
Quando Sócrates disse: “Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”, já era tido como o maior pensador de seu tempo.
Quando a pergunta é: “quanto tempo eu vou demorar para fazer isso ou aquilo” você já esta começando errado.
Você vai demorar o tempo que for necessário, pois cada um tem o seu tempo. Medir o tempo cronológico para o aprendizado gera ansiedade.
Nossos cursos de guitarra, harmonia, improvisação e percepção possuem 2 anos de duração, mas ao longo deste processo pessoas diferentes vão ter desempenhos e resultados diferentes, pois cada um tem o seu tempo de maturação. Isso não quer dizer que depois disso você não vai mais precisar estudar, quer dizer apenas que você agora tem as ferramentas necessárias para encarar melhor o contínuo processo de crescimento.
Você precisa tomar muito cuidado para não cair no limbo da angústia, uma fase em que você não vê mais propósito no processo, uma fase em que você perde o gosto por aprender, por isso é importante curtir o dia de hoje, o estudo de hoje, sem querer esperar resultados que não podem ser medidos.
Estabeleça metas no que pode ser estabelecido, mas mas muitas outras coisas vão vir quando tiver que vir e você precisa aprender a conviver com isso.
Estude agora mesmo na nossa escola virtual com suporte online: www.StarlingAcademyofMusic.com.br
Ou então presencial no Rio de Janeirowww.StarlingAcademy.com.br

 

0