Sobre a prova da Berklee

A prova da Berklee é realizada anualmente no Rio de Janeiro, normalmente nos meses de Dezembro ou Janeiro. 2 professores fazem a avaliação, que tem uma duração aproximada de 15 minutos. Além da audição, existe uma entrevista em inglês com um representante da faculdade.

 

Ela se divide em:

1) Peça de livre escolha: Você precisa escolher uma peça para sua apresentação (podendo ser um solo sem acompanhamento ou com playback) onde será analisado sua capacidade interpretativa, qualidade de som, musicalidade, técnica e etc.

2) Exercícios de percepção rítmica (reproduzido por palmas ou na boca) e melódica (reproduzido na boca ou instrumento)

3) Capacidade para improvisação e acompanhamento (Acompanhamento para instrumentos com natureza harmônica como guitarra e piano)

4) Leitura à primeira vista de linhas melódicas e acordes com kicks.

5) Improvisação sobre Blues maior e menor com e sem turnaround em qualquer tonalidade. OBS: Os professores possuem autonomia para cobrar outros pontos que acharem conveniente na audição.

6) Livre: Em algum momento os professores também estão livres para cobrar algo que não esteja no cronograma se eles acharem pertinente para o momento. Temos acompanhado as audições nos ultimos 6 anos e percebemos que esta variação esta dentro de um cronograma de estudo de harmonia, percepção e improvisação.

Sobre a peça de escolha

Deve representar o seu melhor como instrumentista. Não toque algo que não te representa musicalmente. Valorize suas qualidades como músico. Toque algo que você se sinta solto e que irá causar algum tipo de impacto musical, não importa o estilo. Eles querem ouvir musicalidade.

Se o que você tocar não representar desafio harmônico então, numa segunda etapa, eles vão te testar com uma música ou com progressões harmônicas mais desafiadora, portanto, também leve isso em consideração na escolha da sua música e pratique para não ser surpreendido.

Eles querem saber se você consegue improvisar bem sobre modulações, mas sua peça não necessariamente precisa apresentar grandes desafios harmônicos.

Se puder apresentar perfeito, porém, é melhor tocar algo que demonstre fluência a tocar algo “desafiador” mal tocado.

Estude e escolha bem a sua apresentação musical (Peça ajuda de um profissional que já tenha passado por este processo antes).

Outras considerações:

Estude as progressões harmônicas mais comuns no universo da música popular (jazz, música brasileira e etc) como por exemplo: IIm7 V7 I7M, IIm7 V7#5 Im7, IIm7b5 V7(alt) Im7, IIm7 subV I7M, I7M VI7 IIm7 V7 e etc.

Morando por lá

Eu optei por morar numa cidade chamada Winthrop, que fica a 40 minutos de metrô da faculdade. É uma cidade pequena de praia, o que me permitiu pagar um aluguel mais barato por um espaço maior. Mas se você for solteiro, seria interessante encontrar alguém para repartir um apartamento pagando 500 ou 600 dolares por mês num local até mais próximo da faculdade.

Com o visto de estudante você fica possibilitado de tirar a carteira de motorista americana, que é um documento importante e que serve para muitas outras coisas além de dirigir. É interessante trabalhar em algo na faculdade, nem que seja um evento de 1 semana, que foi o que eu fiz, pois dessa maneira você adquire o Social Security, que é o CPF americano, e será um número que te possibilitará compor crédito. Você precisa tomar cuidado, pois é um numero que será seu por toda a sua vida.

Prêmios

Ainda na faculdade é possível ganhar alguns prêmios em dinheiro. Existem vários tipos de prêmios e GRANTS que você pode concorrer. Claro que são milhares de pessoas tentando, portanto, não creia que seja algo fácil. Eu tinha uma ajuda da faculdade extra de mais ou menos 8 mil dólares anuais (valores de 2006) que me ajudaram por uns 2 ou 3 anos.

Minha esposa engravidou 2 vezes nos EUA e por isso eu comecei a ganhar o plano de saúde do governo e deixei de pagar 2000 dolares por ano (plano de saúde é obrigatório) e por esse fato o governo também nos ajudava com alimentação. Boston funciona muito bem nesse sentido, desde transporte, ate o amparo governamental para quem é americano, ou seja, eu só obtive esses benefícios porque minha esposa estava grávida de um americano, já que todos que nascem em solo americano são americanos.

Bolsa

A Berklee é conhecida como a maior faculdade de música do mundo e tem permitido um processo democrático de entrada e bolsas de estudo através do world scholarship tour. A faculdade, através dos representantes, viajam o mundo todo aplicando as audições.

Em 2012 a Berklee fez sua primeira audição no Rio de Janeiro, Hoje a Starling Academy of Music é o local escolhido pela Berklee para preparar os alunos e realizar as audições na capital carioca.

 

Indo e dicas

Fui para a Berklee em 2005 e me graduei no final de 2008. Na Berklee você tem a opção de estudar 2 ou 3 semestres por ano. O básico é estudar de janeiro a maio, tirar férias de maio a Agosto e depois retornar para cursar de Setembro a Dezembro, portanto, as férias de verão nos EUA é no meio do ano, diferentemente no Brasil. Então, você tem a opção de aproveitar o verão e cursar 1 semestre, que é um semestre um pouco mais curto que os demais e proporcionalmente mais barato.

Eu cursei 1 semestre no verão para poder agilizar um pouco a minha formatura e isso pode ser uma boa ideia para quem esta com pouca grana e com pressa. Dessa maneira, se você cursar 3 semestres por ano existe a possibilidade de se formar após 2 anos e meio estudando direto e ter o diploma de um curso superior em música na Berklee.

 

Da para trabalhar e estudar?

Primeiramente é proibido trabalhar nos EUA enquanto se cursa a faculdade, a não ser que você trabalhe dentro da faculdade para ganhar uma média de 7 dolares por hora com uma carga máxima de 20 horas semanais.

Eu dava aula particular nos sabados e domingos, uma maneira informal de ganhar algum dinheiro sem que estivesse cometendo algum tipo de crime, o que precisa ser levado em consideração para não ser deportado do país.

Seu visto será o F1 se você for casado sua esposa ganhará o F2, visto de estudante e dependente respectivamente.

Claro que algumas pessoas trabalham de forma ilegal, mas a grande questão é que a faculdade é muito intensa e não da para trabalhar 5 ou 6 horas por dia e ainda ir para a faculdade, acompanhar as classes, chegar em casa e estudar tudo o que é cobrado.

O mais aconselhável é realmente lutar por uma boa bolsa e juntar dinheiro por um tempo.

 

 

Como preparamos alunos para a Berklee?

Contamos com uma equipe de profissionais que trabalham com os alunos em todas as áreas exigidas, com o intuito de criar um músico de alta performance, além disso, temos um foco diferenciado na audição da Berklee para todos os instrumentistas. Entre em contato conosco para saber como é feira a preparação presencial e virtual da faculdade.

Espero ter ajudado.

Conte conosco para a preparação deste sonho. Deus te abençoe

Mateus Starling (Diretor e professor da Starling Academy of music)

Links importantes:

Bolsas de estudos

Datas das audições ao redor do mundo

Aplicação online para a Berklee

Não deixe de conferir a entrevista que o jornal O Globo fez comigo logo quando voltei a morar no Brasil. O foco da entrevista foi minha passagem pela Berklee:

http://oglobo.globo.com/blogs/overdubbing/posts/2009/01/15/a-saga-de-um-brasileiro-na-berklee-college-of-music-153757.asp

.