Dilema de viver bem de música

A música é uma grande democracia.
Qualquer um pode viver como musico, sem precisar, se quer, de uma faculdade, sem precisar provar sua capacidade ou qualquer outra coisa.
A música é uma arte democrática e se associa com o público de inúmeras maneiras, tanto de formas simplistas tal como complexas.
Muitas pessoas, que buscam se desenvolver como musico, acabam se decepcionando, com o fato de que, muitos músicos de sucesso são músicos medíocres.
O retorno financeiro e de público no mundo musical não está diretamente ligado a qualidade, mas sim ligada à condição do produto musical se conectar com as pessoas.
Quanto maior o poder do produto musical de se comunicar com as massas, maior a possibilidade de retorno financeiro, fama e etc.
A grande questão é: se você é um musico de excelência, você pode fazer escolhas, tanto a escolha de tocar músicas para a massa quanto para nichos.
Se você é um musico medíocre você contará muito menos com sua capacidade musical técnica e muito mais com eventos externos.
O musico que busca constantemente o seu desenvolvimento precisa aprender mais sobre o mercado que atua e não ficar parado na expectativa de qua apenas a sua capacidade musical é suficiente para gerar trabalho.
O musico medíocre de sucesso não tem que ser referencial musical para aqueles que buscam suceder como musico, mas podem ser referencial de posicionamento de mercado, marketing, acessibilidade e etc.
Você não precisa desistir da sua busca pelo crescimento, mas precisa abrir a mente e se ver como um trabalhador inserido num contexto global.

chimbinha.

Compartilhe