Muitas pessoas gostam de buscar exceções para justificar uma falta de empenho.
Vou dar um exemplo comum.
Alguns dizem que ler partitura não faz sentido e é perda de tempo porque determinado músico é bem sucedido e nunca precisou ler uma partitura na vida, então você quer galgar uma carreira profissional e se baseia neste exemplo, ao invés dos outros milhões de exemplos de músicos bem sucedidos que sabem ler e escrever música, já que este é o padrão da industria, uma linguagem universal e uma necessidade de mercado.
Você acredita cegamente que vai conseguir ter uma carreira sadia sem ler e escrever música porque o seu espelho é exatamente uma pequena exceção do mercado.
Esta exceção se torna o seu escudo, a sua jurisprudência, o seu exemplo supremo e, quando você entra no mercado, percebe que os tempos mudaram, que você não é assim tão genial e que não passou pela mesma estrada que o seu exemplo.
Eu peguei a ferramenta escrita e leitura musical apenas para exemplificar, mas eu poderia dar outros tipos de exemplo, tal como estudar música de forma programada, com um cronograma e uma didática. Muitas pessoas também acham desnecessários se organizar para estudar, acham desnecessário um direcionamento, um programa de estudo, porque existem exemplos de instrumentistas bem sucedidos que foram “aparentemente” desorganizados no desenvolvimento e aprendizado da música.
Tenho alunos que fazem parte de bandas que estão acontecendo na mídia, costumo dizer para eles aproveitarem a oportunidade, mas que a banda não dura para sempre. Uma hora você vai precisar ser profissional liberal solto no mercado e não apenas membro de uma banda.
Veja exemplos de bandas bem sucedidas que o cantor se foi, morreu, desapareceu e a banda de dissolve e os músicos nunca mais conseguem fazer nada relevante e não conseguem trabalhar de forma consistente no mercado porque não possuem ferramentas musicais para competir com outros músicos.
Existem muitos caminhos, muitos meios, muitos exemplos. Olhe para o seu desenvolvimento e veja se você tem evoluindo de forma adequada. Olhe para o mercado e veja de verdade como é trabalhar com música no dia a dia e tome suas decisões com sabedoria enquanto é tempo.

Estude agora mesmo na nossa escola virtual www.StarlingAcademyofMusic.com.br
Ou então presencial no Rio de Janeiro www.StarlingAcademy.com.br

guitarrista

0