As pessoas acham que viver como músico é difícil, mas viver como músico é tão difícil como viver profissionalmente em outras áreas autônomas.
O problema é que na estrada do aprendizado da música não esta incluso o aprendizado de outras “matérias” importantes.
Não sei se isso vai te surpreender, mas a concorrência de pessoas capacitadas na música no Brasil é menor quem outras áreas como o direito, medicina e etc.
Não que fazer uma faculdade de música seja necessário, mas nestas outras áreas, pelo menos uma faculdade e uma prova de proficiência estes profissionais vão precisar fazer, enquanto na música, qualquer pessoa pode se dar o título de músico. Quem toca guitarra a 1 ano pode falar que é músico profissional, abrir uma escola de música, anunciar na internet seus serviços de sideman e não tem ninguém ai para impedir isso.
A única peneira que acaba existindo é o mercado que vai colocando para o lado quem não sabe trabalhar de forma proficiente.
Não fique com medo, sempre existirá vagas para músicos, o mundo não vive sem música. Se o mercado esta ruim, os músicos não se valorizam e não possuem uma mentalidade sadia, adivinha de quem é a culpa?
Estude para ser um músico proficiente e estude maneiras de se posicionar no mercado, não será a faculdade de música que te ensinará.

A escola de músicos empreendedores. Presencial no RJ e virtual para todo o mundo: www.StarlingAcademy.com.br

musico

0