A sociedade espera que um jovem faça uma escolha definitiva em sua vida profissional aos 16 ou 17 anos de idade, quando esta na eminência do Enem ou vestibular.
Obviamente que isso acarreta escolhas frustradas para a maioria das pessoas que seguem numa carreira, que é mais escolhida pelo retorno financeiro do que pela vocação.
Há uns 5 ou 6 anos só se falava em petróleo e gás aqui no Rio de Janeiro e nesta ouvi muita gente dizendo que faria uma faculdade ou curso técnico voltado para a área, pois era o que tinha abundância de vagas no mercado.
Poucos anos se passaram, o petróleo perdeu um terço do valor a Petrobrás esta em apuros e, aquelas pessoas que entraram numa faculdade voltada para o mercado de petróleo, hoje não possuem um emprego.
Tudo bem se isso é algo que você realmente ama fazer, continue firme na área, estudando e se conectando que uma hora acontece, mas para aqueles que entraram unicamente pelo retorno do dinheiro hoje possuem uma formação e não possuem emprego e logo não possuem dinheiro.
Pode ser que você não concorde comigo, mas para mim profissão é igual a vocação.
Se a sua vocação é para fazer X, então é no X que você precisa investir prioritariamente, mesmo que no momento a profissão X não seja glamourosa e não traga retornos imediatos. O mercado é cíclico, portanto escolher uma profissão hoje apenas porque esta em voga pode ser um tiro no pé.
Poucas pessoas possuem o privilegio de encontrar sua vocação logo cedo, portanto, seria natural deixar nossos jovens experimentarem um pouco mais antes de tomarem suas decisões definitivas. Infelizmente o Brasil não tem um cultura de voluntariado, intercambio e estágio tão séria quanto países desenvolvidos. Através destas janelas o jovem pode ter uma experiência real e tomar uma decisão de maneira prática e não baseado nas boas novas do noticiário.
Na música temos o privilégio de logo cedo formar uma banda e tocar por ai, ver as dificuldades do mercado a experiência da estrada e, de certa forma, acaba funcionando como um estágio precoce.
Independentemente de qual seja sua vocação, não deixe de a agarrar e seguir corajosamente em frente.

Estude na nossa escola de música virtual:www.StarlingAcademyofMusic.com.br

jovem gt

0