Ir para a Berklee é muito diferente de se mudar para outra cidade ou estado. Estamos falando de outro país, de outra cultura.
Estamos falando de um dólar que esta valendo 3 reais e 50 centavos. Estamos falando de um frio no inverno de -10 graus que dura 6 meses. Estamos falando de ficar longe da familia e dos amigos, portanto, ir para a Berklee é um plano de 2, 3 ou 4 anos de preparação e depois mais 4 anos por lá.
Ninguem resolve ir para a Berklee um dia e 2 meses depois esta embarcando para Boston, ate porque o processo de admissão na faculdade demora 1 ano após realizada a audição.
Por mais que você tenha muito dinheiro, não adianta ir para a Berklee musicalmente cru, se assim você for, vai ficar trabalhando coisas básicas enquanto o resto da rapaziada vai estar voando e tocando com todo mundo.
Por outro lado, mesmo que você ganhe uma bolsa de 100%, você precisa ter dinheiro para pagar sua estada, sua locomoção, sua alimentação, seguro saúde, equipamentos como laptop obrigatório, taxas e etc. Por mais que você ganhe uma bolsa presidencial, com tudo pago, inclusive alimentação e estadia, ainda assim você vai precisar de recursos para todo o resto.
De qualquer maneira, tendo dinheiro ou não, tocando muito ou pouco, você vai precisar se preparar, seja emocionalmente, financeiramente ou musicalmente e talvez tudo isso ao mesmo tempo.
Isso não é para desanimar, mas é apenas para alertar do projeto que esta por vir e de como isso vai exigir entrega e muita força de vontade.
Você precisa ir para dar tudo, para viver música 24 horas por dia, para estar 100% com a cabeça nos estudos.
Se o seu lance é ir para a Berklee, então viva o sonho de ir, se prepare de todas as maneiras e quando chegar lá tudo vai valer a pena.

Veja as dicas para a audição neste link: https://mateusstarling.com.br/berklee/

berklee

0