Quando o aluno virtual entra na escola a primeira pergunta que faço é: Qual o papel da música na sua vida?
Algumas pessoas dizem que música é tudo para elas, é o estilo de vida, o descanso, o refrigério e por ai vai.
Talvez esta pergunta possa parecer muito ampla, mas quem busca se aprimorar no instrumento já foi fisgado pela música em algum ponto, mas a grande questão que todos deveriam definir é a profundidade e o envolvimento da música em sua vida.
Existe algo que alguns especialista definem como “efeito gravidade”, ou seja, existem fatos que não são problemas, é praticamente uma realidade intransponível. Se você almeja se transformar em jogador de futebol profissional com 40 anos, infelizmente não vai ser mais possível, pois o seu corpo não vai responder a altura da exigência.
Com a música isso se aplica? De certa forma sim. Se você com 30 anos nunca tocou um instrumento antes e resolve agora se tornar um profissional, é possível? Sim, possível é, mas a chance de você conseguir competir com outros músicos que hoje possuem a mesma idade e começaram com 12 anos (idade média que alguém inicia seus estudos) é quase impossível.
A questão toda é. Você precisa ser um profissional apenas porque é apaixonado por música? Será que a música não pode ter um papel crucial na sua vida sem que você precise tirar o seu sustento dela.
Eu tenho vários alunos que enfrentam este dilema e que estão nos seus 30 anos e querem chutar o balde e se profissionalizar
Eu não sou daqueles que desencoraja, mas eu preciso ser realista e apontar os fatos. Se você quer viver de música, mas já tem o seu trampo, então viva uma jornada dupla, tente fazer dinheiro com música antes de chutar o balde. Faça o seu trabalho e trabalhe com música ao mesmo tempo, veja se é capaz de monetizar esta paixão. Dê um tempo de experimento trabalhando dobrado, viva como um músico profissional, cave as oportunidades, frequente os lugares e veja o que você consegue. Tenho certeza que depois de 1 ou 2 anos você vai ficar mais confortável para tomar uma decisão.
Se você decidiu seguir com a música então mantenha-se sempre estudando e investindo no crescimento da sua carreira, seja um empreendedor do som. Se você decidiu seguir com sua profissão sem ser um profissional da música, então estabeleça um lugar claro para a música em sua vida e não deixe que ninguém roube este espaço de você.

Estude agora mesmo na nossa escola virtual com suporte online: www.StarlingAcademyofMusic.com.br
Ou então presencial no Rio de Janeiro www.StarlingAcademy.com.br

0