Instrumentos de sopro só tocam 1 nota por vez. Ninguem contrata 1 instrumentista de sopro para fazer acompanhamento harmônico, apesar de que ele pode fazer isso usando voz guia, por exemplo, mas não é a essência do instrumento, a não ser que ele conte com um naipe de metais para compor harmonia.
Instrumentistas de sopro precisam ter som bonito, ler e improvisar bem, pelo menos.
Bateristas são chamadas para compor a cozinha, para trabalhar bem junto com o baixo, manter o groove.
Então, faça um groove bem feito, com segurança, dê segurança a banda, seja um tanque de guerra, firme e robusto. Saiba ser também suave quando é necessário, saiba interagir e servir bem ao resto da banda e ao propósito do trabalho. Saber ler é importante também.
Baixistas possuem um papel próximo ao do baterista, precisam groovar, dar segurança, saber deixar buracos e preencher quando tiverem oportunidade. Saber ler é importante também
Guitarristas e pianistas vão ser chamados, tanto para fazer uma boa harmonia quanto para improvisar, por serem instrumentos harmônicos e melódicos, normalmente são chamados para fazer ambos, é o que as pessoas vão esperar. Saber ler é importante também.
Digo isso porque, vire e mexe, pinta o baterista que só sabe tocar polirritmia, dar viradas mirabolantes e não consegue manter o groove.
Dennis Chambers é uma maquina, mas é um tanque de guerra quando grooveia.
Vire e mexe pinta o baixista que sabe fazer tapping com os 5 dedos, mas não sabe fazer um groove, não sabe respirar nas linhas.
Victor Wooten toca com os 10 dedos, mas sabe fazer uma linha de acompanhamento que poucos conseguem.
Guitarristas e pianistas não são requisitados apenas porque são bons improvisadores, uma grande parte dos trabalhos vão exigir que eles acompanhem bem.
Quer ser um virtuoso no instrumento? Eu apoio, mas tem que fazer o arroz com fejão bem feito.
Claro que estas regras podem ser quebradas, mas se você toca um destes instrumentos e não consegue fazer muito bem a regra, não faz sentido quebrar o que a humanidade espera de você.

Estude agora mesmo na nossa escola virtual www.StarlingAcademyofMusic.com.br
Ou então presencial no Rio de Janeiro www.StarlingAcademy.com.br

0