Música é algo imenso.
Imenso em estilos, vertentes e maneiras de se trabalhar.
Não da para ser o cara em tudo, não da para atuar em tudo, pois o seu braço não é grande o suficiente para abraçar a amplitude real do mundo musical.
Você pode ser muito bom em algumas áreas de atuação e de estilos, é possível, mas se quiser ser o referencial, ter a linguagem própria, então vai precisar se dedicar a apenas 1 ou 2 delas, raras são as exceções.
É difícil encontrar o equilíbrio, existe sempre uma linha fina prestes a arrebentar e você não consegue enxergar se esta no limite dela.
Tem muita gente fazendo música, trabalhando com isso e até mesmo competindo com os profissionais, mesmo sendo amador, por isso mesmo é preciso ter um pé no generalista e um pé no especialista.
As vezes parece que existe contradição nisso, ao mesmo tempo que você não pode colocar todos os ovos no mesmo cesto, existe uma necessidade de colocar vários ovos em um cesto.
Consegue ver a diferença?
Existem vários cestos, vc não coloca tudo em um, mas precisa saber distribuir os ovos nos cestos.
Você coloca quase tudo em um cesto que você percebe ser o seu caminho, mas deixa alguns ovos em outros cestos.
Ao longo da caminhada você esta sempre tentando equilibrar isso. Quando você é profissional acaba optando por colocar os ovos nos cestos que te dão retorno, não dá para viver romanticamente de música por muito tempo, uma hora tem que pagar as contas.
É preciso ter uma mentalidade muito aberta, estar antenado, se garantir na proficiência musical e ser um empreendedor.
Ao mesmo tempo que hoje é mais acessível para todos, também é mais concorrido para todos.
Tudo começa com a paixão pelo que se faz, isso te ajuda a curtir o processo de aprendizado contínuo, mas isso não é suficiente nos dias atuais para ser profissional, pois ninguém mais bate na casa do artista para tira-lo de casa, então, começa com paixão e só sobrevive profissionalmente com uma mente aberta.
Você pode ser um músico amador altamente apaixonado, fazer apenas o que deseja em alto nível, nada de errado nisso, as vezes é até melhor. Se quiser encarar o mercado, então entenda o mercado.
Estude agora mesmo na nossa escola virtual www.StarlingAcademyofMusic.com.br
Ou então presencial no Rio de Janeiro www.StarlingAcademy.com.br

0