No início dos anos 2000 um produtor me deu uma oportunidade de gravar um álbum de uma cantora gospel conhecida. Era um meio musical que eu não tinha nenhuma experiência.
Naquela época eu era auto didata, apesar de ter feito aula com alguns professores, a maior parte do que havia retido era por conta própria.
Nunca tinha estudado harmonia, percepção e leitura à primeira vista, era basicamente alguém que tocava de ouvido o som que estava dentro da minha realidade, basicamente rock, metal e pop com algumas aventuras pelo fusion.
Voltando a gravação, cheguei lá com minha guitarra e meus equipamentos feliz da vida.
Era um produtor conhecido no meio e eu um mero garoto recém chegando do interior e, aquela oportunidade iria mudar completamente a minha vida.
Estava gravando na boa umas levadas bem básicas de pop rock quando chegou o momento de fazer umas convenções com os outros instrumentos, eram frases em semi colcheia que duravam 3 ou 4 compassos e sabe o que aconteceu comigo?
Eu não conseguia ler o que estava escrito na partitura e eu não conseguia memorizar a progressão de ouvido na hora, tudo ainda mais agravado pelo nervosismo.
O produtor foi gente boa comigo, teve paciência, mas tive que gravar a convenção em 3 partes e o cara fazer o remendo depois.
Eu sai do estúdio devastado e, obviamente, o produtor nunca mais me chamou para gravar.
No cd depois tudo ficou maravilhoso, mas eu fui o cara que empacou o trabalho do produtor, fui custoso para eles dando trabalho para gravar algo que era para ter sido executado de primeira, no máximo de segunda.
Depois desse dia eu mudei minha mentalidade e resolvi estudar harmonia, percepção, leitura e ai encontrei um novo mundo. Pouco tempo depois fui estudar na Berklee.
Eu tocava bem, era musical, tinha técnica, mas eu não era proficiente, o que eu sabia não era suficiente para que as pessoas pudessem contar musicalmente comigo em qualquer situação.
Claro que todos possuem seus limites, mas se você quer ser um músico profissional, você precisa ser proficiente, ser capaz de agradar e fazer o que lhe for pedido, pois talvez só haja uma 1 oportunidade.

Subject: On 2013-04-23, at 4:30 PM, Churchill, Jarrett wrote:  Yngwie Malmsteen.JPG.

0